Identifying and comparing information cultures: a perspective from research institutes and academic libraries

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a cultura informacional de dois institutos de pesquisa e uma biblioteca acadêmica, para verificar o alinhamento dessa cultura com a estratégia organizacional. A abordadem metodológica adotada segue as fases de uma pesquisa Survey, onde as culturas informacionais são examinadas por meio de um questionário. Os sujeitos respondentes foram todos, nas três instituições, funcionários que atuam nas rotinas operacionais. O Índice de Favorabilidade é utilizado para fazer a medição qualitativa da cultura informacional dominante o que possibilita a comparação entre as organizações analisadas. Trata-se de um estudo de casos múltiplos combinado com análise qualitativa. Os resultados indicam que a biblioteca acadêmica analisada é dominada pela cultura da informação baseada no relacionamento. O instituto de pesquisa A tem uma cultura orientada a resultados como sua cultura predominante, enquanto o instituto de pesquisa B não é dominado por uma única cultura, mostrando um caráter tripolar de relacionamento, resultado e risco. Como conclusão, pode-se dizer que os resultados encontrados são inesperados. Uma vez que inovação e risco são estratégias e objetivos marcantes dos institutos de pesquisa, a cultura informacional dominante não está alinhada com tais estratégias. Além disso, a cultura tripolar do instituto B contradiz a literatura que afirma que a cultura da informação organizacional tende a ser dominada por uma ou duas culturas. Isso pode evidenciar que a interação entre as culturas informacionais podem ser mais complexas do que se pensava, oferecendo novas possibilidades para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dean Pereira de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. 

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Patricia Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil. Bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Paul Cleverley, Robert Gordon University

PhD. em Information Science & Technology pela Robert Gordon University, United Kingdom. Professor visitante da Robert Gordon University, United Kingdom.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

Melo, D. P. de, Maculan, B. C. M. dos S. ., Costa, P., & Cleverley, P. (2024). Identifying and comparing information cultures: a perspective from research institutes and academic libraries. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(1), 17–35. Recuperado de https://periodicos.bbn.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/66160

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles