EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-POLÍTICA DE EXU NO DESFILE DE CARNAVAL: racismo e intolerância religiosa na encruzilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n34.72292.p28-46

Palavras-chave:

racismo religioso, partilha do sensível, diáspora africana, religiões afro-brasileiras.

Resumo

Neste artigo, abordamos o racismo religioso manifesto em relação a Exu, divindade iorubá, em comentários de leitores que reverberam o conteúdo de matérias jornalísticas, veiculadas em portais digitais, sobre o desfile da Acadêmicos do Grande Rio em 2022, cujo samba enredo homenageou Exu. Desenvolvemos análise crítica e interpretativa do racismo religioso, observando aspectos estético-políticos na socialização do sensível em comunidade. Mobilizamos autores das pedagogias exúlicas, Willian (2019) e Rufino (2020), estabelecendo diálogo com Rancière (2009) e DaMatta (1984). Os resultados demonstram que a visibilidade de Exu no espaço midiático possibilita a desconstrução de estereótipos e novas perspectivas de existência, (re)existência e autorrepresentação.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos de Souza, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM ESPM-SP), bolsista Prosup/Capes. Pesquisador integrante do BIOCON – Grupo de Pesquisa "Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo", coordenado pela Profa. Dra. Tânia Hoff. Investiga temáticas relacionadas à diversidade e à inclusão social com uma visada decolonial, a partir das inter-relações comunicação, discursos e biopolíticas do consumo. Graduado em Marketing e Pós-Graduação (lato sensu) em Mídias Sociais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atuou como diretor de arte em agências de publicidade, com mais de 30 anos de experiência na área de publicidade e especialização em comunicação e marketing digital. Lattes: https://lattes.cnpq.br/3725418360616312

 

Tania Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Pós-doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). É professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Tem publicado artigos em periódicos e obras do campo da comunicação, divulgando resultados de pesquisa sobre os seguintes temas: imaginários de corpo e de consumo na mídia; regimes de visibilidade de corpos diferentes; diversidade na comunicação publicitária; transformações do discurso publicitário; constituição dos discursos do consumo; desenvolvimento das culturas do consumo no Brasil; e biopolíticas e biossociabilidades do consumo. Foi editora da Revista Comunicação, Mídia e Consumo (2006-2014) e coordena o grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo. Vice coordenadora do PPGCOM/ESPM no período de 2011-2014 e coordenadora de março/2015 a março/2019. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2666577010721422

 

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Publicado

2025-06-09

Edição

Seção

DOSSIÊ MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO CENÁRIO DAS RELIGIÕES E ESPIRITUALIDADES

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