DE MATAS E DE ASSOMBRAÇÕES: memórias sobre o contato com seres de outro mundo em Caldas, Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n34.71705.p89-109

Palavras-chave:

catolicismo popular, vivências, memória, outro mundo.

Resumo

Este trabalho se ocupa da presença de seres do outro mundo nas cotidianidades dos moradores de Caldas, município mineiro. A crença nas assombrações foi tecida ao longo dos séculos por meio de permeabilidades culturais e permanece no tempo presente a partir de aparições e da circularidade de narrativas presentes na memória coletiva. Estes seres compõem um sistema simbólico que identifico como catolicismo popular e se manifestam em vários ambientes e em diversas ocasiões. Nesse sentido, algumas matas locais são interpretadas pela população como lugares onde determinados tipos de assombração aparecem e, por isso, devem ser evitados. Por se tratar de uma região rural, o meio natural faz parte da vida social, do modo como as pessoas observam a realidade e se incrusta nas religiosidades. Para tanto, os métodos e as técnicas utilizados para a coleta de dados etnográficos que elucidassem o objeto de estudo se debruçaram sobre a observação participante e a história oral. Quanto à primeira, possibilitou o contato direto e estreito com os caldenses de modo a construir uma proximidade com este sistema simbólico. Do mesmo modo, a história oral permitiu o registro de narrativas presentes na memória individual e coletiva. Esta convergência metodológica resultou na percepção de que, mesmo em face das mudanças ambientais, as assombrações vivem e, além disso, revelou a dinâmica e a plasticidade que as constituem enquanto aspectos que garantem sua permanência ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

Marcelo Elias Bernardes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2023), sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Ciências Sociais pelo mesmo programa (2018), sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Ciências Sociais (2016), com concentração em sociologia, pela mesma universidade e realizou iniciação científica com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui licenciatura plena em História pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2010). Lattes: https://lattes.cnpq.br/5238071623878242

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Publicado

2025-06-09

Edição

Seção

DOSSIÊ MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO CENÁRIO DAS RELIGIÕES E ESPIRITUALIDADES

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